Foi lançado na última quarta-feira (17) o Programa Permanente de Saúde Mental da Advocacia, iniciativa que inclui as ações voltadas para os cuidados da saúde mental e emocional da classe pela Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAAAM).

O projeto será feito em parceria com a clínica Equilibrium e psicólogos parceiros da instituição com o objetivo de atender e acolher advogados de forma ativa e efetiva a partir de atividades como a Escuta Emergencial e Roda de Conversa. O lançamento ocorreu durante o Workshop de Inteligência Emocional, ministrado pela médica psiquiatra Alessandra Pereira, no Espaço CAAAM, zona Centro-Sul de Manaus.

Segundo a médica, a advocacia é uma das profissões mais estressantes do mundo, o que gera uma série de problemas na vida de quem precisa lidar com prazos e decisões no cotidiano. “Os advogados estão sempre em um estado de estresse constante por conta das demandas que a profissão impõe, muitas vezes por decisões que não lhe cabem em determinado momento. Isso gera problemas mentais graves que são camuflados e não tratados. Por isso a importância de ter um amparo como a CAAAM está oferecendo”, afirmou Alessandra.

Foto: Gisele Gomes/CAAAM
Foto: Gisele Gomes/CAAAM

Para a presidente da CAAAM, Denize Aufiero, este programa é mais uma conquista da instituição, que tem se preocupado com a saúde da advocacia. “Não somente a saúde física do advogado, mas o equilíbrio entre o emocional, mental e espiritual que nos preocupa e estamos oferecendo diversas atividades e focando em ações que gerem essa consciência na classe”, declara a presidente.

Como funciona

O programa terá como ação permanente um Roda de Conversa todas as quartas-feiras, às 18h30. O encontro ocorrerá no Espaço CAAAM como uma oportunidade de diálogo e reflexão aos advogados e advogadas aprenderem a lidar com a ansiedade e o estresse do cotidiano. A atividade será conduzida pela equipe de psicólogos da Equilibrium Saúde.

Além disso, os participantes poderão contar com a Escuta Emergencial que vai atender aqueles que precisam de um amparo psicológico. A atividade ocorrerá também às quartas-feiras, às 19h30, na sede da instituição. O serviço é gratuito.

Serviço

Programa Permanente de Saúde Mental da Advocacia
Quando: Quartas-feiras Roda de Conversa, às 18h30
Escuta Emergencial, às 19h30
📍 Espaço CAAAM – Av. Umberto Calderaro, 2000 – Adrianópolis.